domingo, 29 de agosto de 2010

I MÓDULO INTRODUTÓRIO – UNIDADE I: EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Vamos dar início a nossa leitura? No Brasil, a educação a distância tem se difundindo de forma bastante acelerada nos últimos anos. Certamente, você já deve ter questionado sobre essa modalidade de ensino. Nesta unidade, terá acesso a algumas informações a esse respeito.
"Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação" (Diário Oficial da União, Decreto 2.494, de 10 de fevereiro de 1998).
Podemos deduzir com isso que, com a evolução das tecnologias, em especial da informática, a educação a distância foi favorecida, uma vez que pode romper as distâncias, estando ao alcance das pessoas nas mais variadas regiões. No entanto, vale ressaltarmos que nessa modalidade de estudo é preciso ter certos cuidados, como estar sempre atento às leituras, às interações com os colegas e tutor, questionando e sanando as dúvidas permanentemente; enfim, desenvolvendo ou aprimorando o hábito de estudar. Pois uma característica fundamental do estudante na educação a distância, é a de ser uma pessoa autônoma, isto é, seu aprendizado se baseia no próprio esforço, busca e automotivação.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Na implantação de cursos, programas, disciplinas, treinamentos, atividade complementares etc, na modalidade de educação a distância, questões que vão desde as referentes aos estudantes (perfil, demanda, possibilidade de acesso, entre outros) e profissionais envolvidos no processo, até as mais complexas, relacionadas às institucionais e pedagógicas precisam ser analisadas e definidas com muito cuidado.
Segundo pesquisas já realizadas, fica evidente que algumas dessas questões precisam ser analisadas antes mesmo da estruturação do projeto pedagógico. Entre elas, destacamos, aqui, algumas consideradas imprescindíveis para o êxito nos estudos e que, de certa maneira, estão relacionadas à forma de comunicação definida para o curso, como:


- Material didático;
- Como se organizar para estudar;
- Encontros presenciais;
- Sistema de acompanhamento;
- Ambiente de aprendizagem.









MATERIAL DIDÁTICO

O Ministério da Educação, ao propor os Referenciais para Elaboração de Material Didático para Educação a Distância no Ensino Profissional e Tecnológico, afirma que, independente da mídia utilizada, esse material "deve estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica dos cursos na modalidade a distância e definido no projeto político-pedagógico do curso". Podemos observar assim que, de uma maneira geral, a definição pelo tipo de mídia a ser utilizada fica condicionada às diferentes concepções e práticas pedagógicas do curso, aos conteúdos, às estratégias de ensino, aos contextos socioeconômicos e culturais e à infra-estrutura tecnológica disponível.
Por outro lado, mesmo observando essa realidade, deve-se haver um esforço, no sentido de diversificação dos tipos de mídia, para garantir que os estudantes, mesmo nas diferentes realidades, possam experimentar diferentes formas de aprendizagem, e que esta possa ocorrer de forma prazerosa e produtiva. Outro aspecto considerado relevante quando se trata de material didático para cursos a distância, é que esse material, além de disponibilizado em diversas mídias e linguagem, deve constar no ambiente do curso (na internet) para que o aluno possa consultar na tela do computador ou imprimi-lo, se assim desejar.


O ESTUDANTE NA EaD

As reflexões anteriores nos remetem ao estudante como sujeito autônomo, ativo, que participa e constrói seu conhecimento e, assim, o material didático, como o mencionado, torna-se (entre outras questões) fundamental na viabilização da aprendizagem a distância, uma vez que poderá estimulá-lo a ser ativo no processo de construção do próprio conhecimento. Aqui, vale ressaltar ainda, que no mundo contemporâneo em que vivemos, o conhecimento evolui de forma bastante acelerada, exigindo assim, uma educação voltada para a autonomia do aprendiz. E você, como está se organizando para essa realidade?





COMO SE ORGANIZAR PARA ESTUDAR

Bom, o primeiro passo é que a todo o momento, você esteja relacionando os conceitos teóricos apresentados a situações do cotidiano ou as que o rodeiam. Segundo, que você tenha sempre em mente que não está em uma sala de aula presencial, e que, portanto, pode fazer opção por estudar em casa, no laboratório da escola, na casa de um colega... Isso parece muito legal, não é mesmo? Pode ser sim, mas desde que você compreenda que essa realidade é bem diferente e, portanto, precisa desenvolver ou aprimorar algumas habilidades e características e estabelecer rotinas que favoreçam sua aprendizagem, sem a presença e cobrança constante de um professor.


SITUAÇÕES QUE AJUDAM "APRENDER A ESTUDAR"

Vamos pontuar algumas habilidades e características (práticas) que você precisa desenvolver ou aprimorar para se ter sucesso nesse estudo a distância? Pesquisas realizadas apontam que, para que o estudante aprenda, é preciso:






Para se obter resultados positivos num processo de estudo, recomenda-se que, primeiramente, você faça uma leitura rápida do texto, sem se prender aos detalhes, assim terá uma ideia geral da temática. Em seguida, uma leitura observando e sublinhando as ideias consideradas relevantes para seu objetivo. E por fim, que volte aos trechos considerados complicados, recorrendo (se ainda ficar com dúvidas) a outras fontes de pesquisa: dicionários, outros autores do assunto, etc.


ESTUDO COOPERATICO/COLABORATIVO

E quais são as situações que favorecem o estudo cooperativo/colaborativo?
As situações de aprendizagem nas quais o estudante deixa apenas de receber conteúdos e passa a participar, colaborar e interagir tanto com as temáticas em estudo, quanto com os colegas e tutor (ou outra personagem desse contexto), ele terá oportunidade de conviver com a diversidade cultural e de ideias como com a possibilidade de expressar seu pensamento, e assim, exercer a sua autoria, e o trabalho de produção colaborativo/cooperativo. Nesse processo, você terá contato com diversas ferramentas de interação (listas de discussão, chat entre outras) e de navegação na internet, a exemplo, de hipertextos e outros. Para tanto, você precisa:






SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO

Como você já tem algumas informações sobre características de cursos a distância e habilidades que precisa desenvolver ou aprimorar para obter sucesso como estudante nessa modalidade, vamos conversar um pouco a respeito de uma pessoa, considerada fundamental nesse percurso: o tutor.
Provavelmente, com ou sem o tutor, você conseguirá obter resultados positivos nos seus estudos, mas seguramente, com o auxílio dele, terá oportunidades de aprender de maneira mais rápida e ainda descobrir outras coisas que possivelmente sozinho poderia não conseguir. É basicamente essa, a principal função de seu tutor: propiciar o apoio necessário para que você e seus colegas, explorem os conteúdos ao máximo, estabeleçam relações com suas vidas, favorecendo o aprendizado significativo e ainda, com a possibilidade de expandir para outras áreas.



O TUTOR NA EaD
Pelo que pode perceber, é o tutor quem vai estar "bem perto" de você até o final de seus estudos, estimulando-o sempre na superação dos desafios. Entre as atribuições práticas do tutor, destacamos algumas como:






AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Como já mencionamos, a internet apresenta muitas ferramentas que podem ser utilizadas nas mais variadas formas. E a exemplo dela, também no ambiente e-Proinfo existem esses recursos que podem ser utilizados para comunicação/interação em tempo real e com a possibilidade de registro da mensagem para ser lida, respondida, questionada ou complementada em momentos futuros.



FERRAMENTAS DO E-PROINFO

Vamos conhecer algumas ferramentas do ambiente e-Proinfo?

FÓRUM
No fórum, geralmente é colocada uma questão, uma ponderação ou uma opinião (geralmente pelo tutor), que pode ser comentada pelos participantes, no caso estudantes. Quem quiser pode ler as opiniões e acrescentar comentários. Um fórum é composto por tópicos e cada tópico pode receber várias contribuições.

Essa ferramenta pode ser acessada selecionando o submenu "Comunicação" e em seguida a opção "Fórum", ou atráves da aba "FÓRUM" abaixo.




PORTFÓLIO
O portfólio é uma coletânea de materiais produzidos por cada um dos participantes de um curso e uma turma. Cada participante possui um portfólio onde armazena arquivos e links pessoais e relacionados ao curso e à turma. Esse portfólio é visualizado por todos os participantes do curso.
Para acessar seu portfólio, basta selecionar o menu "Meu espaço" e na categoria "Conteúdo" a opção "Portfólio", ou selecione um dos atalhos do portfólio na página inicial, ou atráves da aba "PORTFÓLIO" abaixo.
Para acessar o portfólio de outros participantes, selecione um dos atalhos do portfólio no espaço da pessoa desejada.





VÍDEO-MAIL
Essa ferramenta, mensagens em vídeo, é pessoal e permite a visualização e troca de mensagens em vídeo entre os participantes cadastrados em uma turma de um curso no ambiente.
Para acessá-la, selecione o menu "Meu espaço" e na categoria "Comunicação" a opção "Mensagens em vídeo".





E-MAIL
A ferramenta mensagens em texto é pessoal e permite a visualização e troca de mensagens em texto entre os participantes de uma turma. As mensagens enviadas poderão ser visualizadas no sistema e no e-mail pessoal do participante, mas quando uma mensagem possuir anexo, este só poderá ser visualizado no e-mail.
Para acessar essa ferramenta, selecione o menu "Meu espaço" e na categoria "Comunicação" a opção "Mensagens em texto".



AGENDA
A ferramenta agenda permite que os participantes controlem seus compromissos diários, observando desde os cronogramas para realização de estudos/atividades até eventos e notícias gerais.
Para acessá-la, selecione o menu "Meu espaço" e na categoria "Apoio" a opção "Agenda", ou selecione um dos atalhos da agenda na página, ou atráves da aba "AGENDA" abaixo.
Viu que interessante? E como será possível construir e trocar, com os colegas, coisas fantásticas! Dê "asas" a sua imaginação e tenha muito sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário