domingo, 29 de agosto de 2010

I MÓDULO INTRODUTÓRIO UNIDADE II - SOCIEDADE EM REDE

Inicialmente, todo conhecimento e informação eram expressos oralmente, o que implicava que esses momentos fossem presenciais. Com o advento da escrita as condições básicas para o processo de educação a distância - EaD - estavam dadas, uma vez que a escrita levaria a informação, com mais segurança, para outros locais no tempo e no espaço. Mais tarde, com a tipografia, isto é, com o livro impresso, avançou-se ainda mais no caminho da democratização do conhecimento, visto que os livros poderiam ser adquiridos em livrarias e ou em outros meios de distribuição. Queremos, com isso, mostrar a você, que vivenciamos a educação a distância há muito tempo e em vários momentos de nossas vidas.
Assistir a um filme ou a programas de televisão, ouvir música ou ler um livro, todos estes são eventos educativos a distância, porém, informais. Com eles, podemos experienciar sentimentos e emoções e, é claro, ampliar o nosso conhecimento de mundo. Para isso, basta que tenhamos interesse e curiosidade para aprender, perspicácia para aprimorar e crescer sempre, enfim, compromisso com o que nos propomos a fazer. Na educação a distância formal, como é o caso deste estudo, não é diferente. Esperamos, de você, estudante, organização, motivação e, acima de tudo, participação e interação, para que tenhamos um bom e bem sucedido aprendizado.

VIAS DE ACESSO AO CONHECIMENTO

Em certa medida, na linha do tempo, teremos o surgimento do rádio, da televisão que, por sua vez, deram um novo ritmo de acesso ao conhecimento. Mas foi com a chegada dos computadores e das tecnologias oferecidas por eles, que a educação a distância, de fato, passou a ser mais dinâmica. Todos estes canais de informação e conhecimento – carta, livro, rádio, televisão, computadores – foram dinamizando gradual e consideravelmente o ritmo de ensino/aprendizagem.

A DINÂMICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Portanto, a dinâmica da educação a distância, proporcionada pelos suportes tecnológicos, ressignificou nossas práticas educativas, visto que não estamos mais restritos tão somente à prática de ensino tradicional da sala de aula e ou ao estudo solitário, da leitura silenciosa e detida dos livros adotados pelas escolas. Diante das possibilidades oferecidas pelas tecnologias computacionais, temos, além do texto, as imagens, a voz, ou seja, os denominados componentes textuais e audiovisuais.

RE-)PENSANDO CONCEITOS

Pois bem, falamos, até agora, dos meios e suportes tecnológicos que viabilizam a educação a distância. Entretanto, de nada vale todo esse aparato tecnológico se não temos por base alguns princípios norteadores dessa modalidade de educação. Desde 1996, a educação a distância está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), como podemos observar na transcrição a seguir:



O ESTUDANTE


A educação a distância caracteriza-se, primordialmente, por colocar o aluno como parte central do seu aprendizado, ou seja, o aluno tem autonomia para construir sua própria forma de aprender, sendo autor de suas próprias práticas educativas.

O estudo é independente e, por isso, pode ser realizado a qualquer momento e em qualquer lugar que tenha um computador conectado a internet, ou o telefone, o fax, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, dentre outras tecnologias similares. Assim, ainda que alunos e professores não estejam juntos, fisicamente, podem estar interligados por todas essas tecnologias e, portanto, com possibilidade de comunicação a qualquer momento.
Aqui, neste espaço, é você o protagonista de sua boa (ou não) formação e aprendizado. De certa forma, a dispersão torna-se inaceitável, inviável, uma vez que o manuseio do computador é de sua responsabilidade, é você quem irá instruí-lo, "dizer" o que ele deve fazer, como e quando, enfim, é você quem irá coordenar as atividades, caso contrário, a tela estará ali, imóvel, parada em sua frente. Ao passo que na sala de aula, você prestando atenção ou não, o professor irá falar durante o tempo programado para aquela aula, podendo você, continuar a "viajar", voar nos pensamentos, isto é, estar distante, ainda que corporalmente você esteja presente.

AUTONOMIA NOS ESTUDOS


Considerando que a educação a distância, requer de você, a autonomia nos estudos, é importante também, que outras fontes de pesquisas sejam buscadas, a fim de expandir seus conhecimentos e ampliar seu aprendizado.
Pensando nisso, seja um bom protagonista de sua formação e permita-se experienciar, aprendendo e qualificando-se com este estudo.

LARGO ALCANCE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A educação a distância alcança o seu auge, com os grandes avanços tecnológicos, que por sua vez expandiram exponencialmente o acesso a essa modalidade de ensino. Alguns autores consideram esta fase como a terceira geração da EaD, marcada pelos ambientes interativos dos computadores conjugados a rede de internet. Esta possibilita que informações e conhecimentos sejam armazenados virtualmente e acessados em lugares e tempos diferentes.

A TECNOLOGIA A FAVOR DO ESTUDO



Os suportes tecnológicos que surgem com o avanço das tecnologias computacionais aumentam consideravelmente nessa fase, proporcionando, às pessoas, um estudo muito mais dinâmico e diversificado. Dentre estes suportes temos: chat, fórum, e-mail, teleconferência, weblogs, dentre outros, que propiciam possibilidades variadas de se interagir com outros estudantes e ou com o seu professor/tutor.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

Tendo em vista que a UAB não é uma universidade tradicional, mas sim um sistema que articula instituições de ensino superior, estas, por sua vez, devem ser as realizadoras dos cursos, sendo responsáveis por seus planejamentos, execuções e monitoramentos. Para tanto, criou-se a figura do Pólo EAD, em parceria com prefeituras, com o apoio financeiro destas e do Ministério da Educação e ou de empresas estatais e privadas. Estes pólos são referências para o acompanhamento presencial do curso e a realização de atividades práticas. Cada pólo cobre uma região e deve estar preparado para atender as demandas dos estudantes, com tutoria presencial, biblioteca, laboratórios e conexão à internet.
Atualmente, são inúmeras as universidades parceiras da UAB e são vários os pólos presenciais espalhados por todo o Brasil. Assim sendo, visite a página da UAB, agora mesmo, e procure saber qual o Pólo de Apoio Presencial mais próximo de você: "os pólos estão estrategicamente localizados em microregiões e municípios com pouca ou nenhuma oferta de educação superior" (UAB/CAPES – Informações UAB).

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